31 de mai. de 2009

Voce Sabia?

Quem Compôs a Musica Parabéns a Voce?

Com certeza voce conhece a canção, mas voce ja parou pra pensar quem escreveu a musica mais cantada do Brasil? Todos aprendemos a cantar ainda quando criança mas dificilmente paramos para pensar quem teve essa ideia.

Berta Celeste Homem de Mello é a autora da letra, em português, da música mais popular de todos os tempos, Parabéns a Você, até então cantada em inglês no Brasil

No dia de hoje, no Brasil, 400.000 pessoas estão aniversariando. Em um país como o nosso, de enormes desigualdades sociais, é bem provável que todas essas celebrações tenham uma única coisa em comum: a música Parabéns a Você. Ela é, com certeza e com folga, a melodia mais conhecida e mais cantada no país em todos os tempos, e dificilmente algum dia terá uma concorrente à altura.

Sua história começa no Estados Unidos, em 1875. Duas professoras primárias da cidade de Louisville, no Estado de Kentucky, as irmãs Mildred e Patricia Hill. Resolveram compor uma quadrinha para seus alunos cantarem quando chegassem à escola, pela manhã. O resultado foi Good Morning To All ( Bom dia para todos ), uma simples e despretensiosa melodia em que o título era também a letre inteira, repetida quatro vezes em tons levemente diferentes.

Meio século mais tarde, em 1924, uma editora musical americana lançou um livro de partituras, o Celebretion Songs. Como na época não havia uma música própria para ser tocada em aniversários, a editora "emprestou" a melodia das irmãs Smith Hill e rebatizou-a como Happy Birthday To You ( Feliz aniversário para você ). De novo, quase nada aconteceu. Mas, nove anos depois, 1933, a canção foi usada como tema de uma peça teatral na Broadway, em Nova York, não por acaso intitulada Happy Birthday To You.

A música se espalhou pelo mundo e chegou ao brasil no final da década de 30. Aqui era cantada nas festinhas das famílias abonadas, em inglês mesmo. A letra original tinha apenas uma frase, happy birthday to you, repetida quatro vezes, sendo que, na terceira linha, o to you era substituído por um dear, mais o nome do aniversariante. Só que tinha alguém que não estava achando graça nenhuma naquela invasão musical alienígena. Era o cantor Almirante, pseudônimo de Henrique Foréis Domingues, que também apresentava, na Rádio Tupi do Rio de Janeiro, um programa de grande audiência sobre música brasileira. Nacionalista fervoroso, Almirante se sentia incomodado com aquela coisa de brasileiro ficar enrolando a língua e, em 1942, decidiu promover um concurso para escolher uma letra "mais nossa" para a melodia americana.

Uma das 5.000 cartas que chegaram à Rádio Tupi veio da cidade paulista de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, SP. Foi escrita em apenas cinco minutos por Bertha Celeste Homem de Mello,nascida em Pindamonhangaba em 21 de março de 1902,filha única de um casal de fazendeiros, formada em farmácia, casada e mãe de uma filha. O júri encarregado da escolha era composto por membros da Academia Brasileira de Letras: Olegário Mariano, Cassiano Ricardo, e Múcio Leão, e os três se encantaram com o versinho de Bertha Celeste, por dois motivos: era um dos poucos que tinha quatro linhas diferentes ( a maioria preferiu repetir a mesma frase quatro vezes ). Dava de goleada até na letra original...

Bertha Celeste tinha 40 anos quando escreveu a quadrinha de Parabéns a Você. Depois de se tornar conhecida em todo Brasil, doutorou-se em Letras e dedicou-se à poesia.




RECIFE - PE

Uma das mais belas cidades do Brasil!



Recife é a cidade. O povo? Negros, índios, e uma pitada de europeus - a cidade foi colonizada por holandeses. No dia 12 de março de 1537, aqui se formou uma das mais lindas cidades, histórias e culturas neste dia nasceu o Recife. Atualmente cerca de mais 1.533.580 habitantes. O cenário? Varia de igrejas a feiras de artesanato, de grandiosos fortes a praias naturalmente exuberantes, de casarões a museus, o que faz com que o número de atrações seja enorme. O resultado de toda essa mistura? Um dos mais belos lugares do Brasil, com lindas praias, tradições interessantes, e acima de tudo muito som e alegria. O município recebeu o nome de Recife por conta de sua costa, que é toda preenchida e decorada com recifes de corais, mas também é conhecido como a "Veneza Brasileira".


Uma dica para começar bem a sua estadia em Recife é não deixar de lado um bom passeio pelas calmas praias cheias de corais. Comece pela praia de Boa Viagem. As águas são divididas, pelos recifes de corais e a coloração é incrivelmente bela.








Se você gosta de música e de dançar não deixe de cair na folia ao som do maracatu ou do frevo, duas danças carnavalescas regionais típicas do estado de Pernambuco. A Cidade assim também conhecida como “Capital do Frevo” onde a mesma leva milhares de foliões com o maior bloco carnavalesco do mundo “o Galo da madrugada” que ano após ano, faz da Grande Recife uma cidade pequena pra tantos foliões.


A culinária pernambucana teve influência indígena, africana e portuguesa. Esta mistura de tradições e culturas resultou em uma culinária rica de sabores, cores e perfumes.As tradições são muitas e sempre seguidas à risca. Na Semana Santa, por exemplo, não falta à mesa da família pernambucana o peixe ou camarão acompanhados de bredo, arroz e feijão cozidos no leite de coco.No São João as comidas de milho estão presentes na pamonha, canjica (no Sul do país conhecido como curau), bolo de milho. Mas não é só isso. Também não faltam na mesa junina os bolos de macaxeira, pé-de-moleque e o bolo Souza Leão

Bolo Pé-de-Moleque



A mistura de especiarias e castanhas com a massa da mandioca, resultou nesse bolo de sabor marcante, coloração escura e muito perfumado.


Ingredientes: 1kg de massa de mandioca 2 xícaras de açúcar 1/2 xícara de margarina em temperatura ambiente 4 ovos 2 xícaras de leite 150g de castanha de cajú 1 colher de chá de canela em pó 1 colher de chá de cravo em pó 1 colher de chá de erva doce 1 colher de sopa de café bem forte 1 colher d e chá de fermento 1 pitada de sal castanhas de cajú em metades par adecorar Misture a massa de mandioca com o leite de coco, o açúcar, a margarina e o café. Misture a canela, o cravo, a erva doce, as castanhas, o fermento e o sal. Junte à massa anterior. Bata as claras em neve, vá juntando as gemas uma a uma sem parar de bater e depois misture delicadamente à massa. Despeje em forma untada, decore com as metades de castanhas e leve ao forno médio cerca de 1h.


Recife também é rico no seu artesanato, onde o mesmo expressa sua própria cultura e seus valores em cerâmicas, couro, madeira, tapetes, rendas, palhas, e esculturas monumentais. Onde você pode encontrar todos esses artesanatos na Casa da cultura ou no Mercado São José.
Site da Prefeitura do Recife
www.recife.pe.gov.br/

29 de mai. de 2009

Programação do São João 2009 de Recife

Cultura

PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO 2009 É APRESENTADA


Recife promete fazer um São João dos mais animados. De 06 a 29 de junho, serão seis arraiais: o Sítio Trindade, a Praça do Arsenal da Marinha, o Pátio de São Pedro, a Rua Tomazina, o Nascedouro de Peixinhos e a Colônia Z1 de Pescadores do Pina. Eles receberão 300 artistas e mais de 500 apresentações com cantores, grupos e poetas. Serão 24 dias do mais puro São João nordestino com patrocínio da Cachaça 51, Sabão Ala, Bombom Sonho de Valsa, Guarnier Fructis, Banco do Nordeste e incentivo cultural do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet e Fade.

A Prefeitura do Recife apresentou a programação completa, na noite desta quarta-feira (20), em coletiva oferecida à imprensa, na Sala de Reboco (Cordeiro). Este ano, a festa junina recifense homenageia o cantor, compositor e instrumentista Jackson do Pandeiro (que se estivesse vivo faria 90 anos) e o compositor João Silva, um dos maiores e mais expressivos parceiros de Luiz Gonzaga. A abertura oficial acontece no dia 6 de junho, no Sítio Trindade, com uma homenagem a Jackson do Pandeiro e João Silva, quando o sanfoneiro Genaro recebe convidados num show especial onde serão apresentadas composições destes dois ícones da cultura nordestina.

Na ocasião o secretário de Cultura Renato L, disse que a festa vai primar pela qualidade artística e resgate das tradições juninas. Além de Renato, o evento contou com a presença dos secretários municipais: Karla Menezes (Assistência Social) e Samuel Oliveira (Turismo); do assessor executivo, Fernando Duarte, além da presidente da Fundação de Cultura, Luciana Félix e do coordenador executivo do São João, Luiz Cleodon Valença. Também estiveram presentes o homenageado João Silva, parceiro de Luiz Gonzaga, e ainda a Sra. Almira Castilho, recebendo as homenagens a Jackson do Pandeiro, de quem foi esposa e colaboradora.

Coube a Luiz Valença, a apresentação da diversificada programação do São João. Entre outros aspectos, o coordenador executivo da festa destacou a realização dos Projetos Especiais, como a Caminhada do Forró, o Quadrilhão e o Projeto Poetas Declamam Patativa do Assaré, iniciativa que visa a celebração dos 100 anos nascimento do mestre da poesia
popular.


CONFIRA A PROGRAMAÇÂO


SÍTIO DA TRINDADE
Palco Principal
Sáb 06/06/2009
Programação Infantil
17h Quadrilhinha Junina Geração
18h Espetáculo Sertão Alegre - Cia de Dança Giselly Andrade
19h Cervac Força Especial
20h Biliu de Campina
21h Poeta Júnior do Bode
21h30 Grande Show de Abertura - Genaro e amigos homenageiam Jackson do Pandeiro
23h30 Cezinha
00h30 Luizinho Calixto
01h30 No Pé do Ouvido
02h30 Banda Harmonia
Dom 07/06/2009
Programação Infantil
17h Quadrilhinha Junina Menezes na Roça
18h Espetáculo São João Crendice e Tradição - Skill Cia de Dança
19h Boi d'Loucos
20h Eles no Forró
21h Aracílio Araújo
22h Roberto Cruz
23h Djalma Siqueira
00h Toinho do Baião
Qua 10/06/2009 NOITE DA RABECA
20h Matulão e Mestre Grimário
21h Coco Rabecado
22h Cláudio Rabeca e Quarteto Olinda
23h Rabecado
00h Maciel Salú
Qui 11/06/2009
20h Banda Expresso do Forró
21h Orquestra Bom Sucesso do Coque
22h Coco das Irmãs Lopes
23h Josildo Sá
00h Paulo Matricó
01h Anchieta Dali
Sex 12/06/2009
20h Forró Quentinho
21h Muniz do Arrasta pé
22h Petrúcio Amorim
23h Israel Filho
00h Assisão
01h Daniel Bueno
02h Paulinho do Acordeon
Sáb 13/06/2009
Programação Infantil
17h Espetáculo teatral: Popularesco e a Menina do Canto Livre
18h Espetáculo A Feira de Caruaru - Cia de Dança Boi TáTátá
19h Espetáculo Sert Tão Só - Balé Chegança
20h Forró Sensação
21h Os Quentes do Forró
22h Flor do Manacá
23h Eduardo Moreno
00h Banda Xodó Brasil
01h Os Carlos
02h Forró de Cana
Dom 14/06/2009
Programação Infantil
17h Espetáculo teatral: Circo Rataplan
18h Espetáculo de dança: Vitalino - Cia de Dança e Teatro Luardat
19h Espetáculo de dança: O Sertanejo Festeja a Grande Festa do Milho - Cia Estrela de Dança
20h Reinivaldo Pinheiro
21h Forró do Velho Xaveco
22h Cristina Amaral
23h Flávio Leandro
00h Paulinho Leite
Qua 17/06/2009
20h Manhatam
21h Arlindo Moita
22h Hélio Donatto
23h Nilton do Baião
00h Mazinho de Arcoverde
Qui 18/06/2009 NOITE DOS 8 BAIXOS
20h Biu dos 8 Baixos
21h Poeta Marcos Passos
21h30 Fogoió
22h30 Arlindo dos 8 Baixos
23h30 Orquestra Sanfônica de Santa Cruz
00h30 Evandro dos 8 Baixos
Sex 19/06/2009
20h Forrozão Temporal
21h Chiquinha Gonzaga
22h Ronaldo Aboiador
23h Genaro e Walquíria
00h Dudu do Acordeon
01h Sill do Forró
02h Petrúcio Amorim
03h Rogério Rangel
Sáb 20/06/2009
Programação Infantil
17h Espetáculo teatral: Menina Margarida
18h Espetáculo São João Menino - Cia Brasil Brinquedo
19h Espetáulo Junino: Mandacarú - Cia de Folguedos
20h Eli Vieira
21h Nádia Maia
22h Poeta Allan Salles
22h30 Fim de Feira
23h30 Santanna
00h30 Azabumba
01h30 Zé de Teté
02h30 Fred Pereira e Árias Marianas
Dom 21/06/2009
Programação Infantil
17h Espetáculo teatral – Palhaçadas
18h Espetáculo teatral: Veja você Margarida - Cia Expressart de teatro e Dança
19h Forroboxote: Espetáculo Musical Ser Tão Criança
20h Edmilson do Pìfano
21h Silvério Pessoa
22h Beto Hortis
23h Forrovia
00h Mingau de Cachorro
01h Marcelo de Feira Nova
Seg 22/06/2009
20h Trio de Forró Alvorada
21h Gaspar Andrade
22h Os Tangarás
23h George Luiz
00h Herbert Lucena
01h Savinho do Acordeon
Ter 23/06/2009
20h Ciará e Banda
21h Sandra Belê
22h Poeta Antônio Marinho
22h30 Sevy Nascimento
23h30 Rob Curto
00h30 Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
01h30 Trio Juriti
02h30 Zé Carlos
Qua 24/06/2009
20h Genildo do Acordeon
21h Geraldo Maia e O Fio da Meada
22h Vôte, o que é isso?!
23h Ivan Ferraz
00h Valmir Santos
01h Genaro e Walkíria
02h Maciel Melo
Qui 25/06/2009
20h Joana Angélica
21h Toinho Vanderley
22h Perkata de Couro
23h Vates e Violas
00h Dominguinhos
01h Chá de Zabumba
02h Raminho do Acordeon
Sex 26/06/2009
20h João Limoeiro
21h Patrícia Cruz
22h Poeta Júnior do Bode
22h30 Toninho de Barreiros
23h30 Chico Balla
00h30 Tião dos 8 Baixos
01h30 Confraria do Forró
02h30 Jaiminho e Banda
Sáb 27/06/2009
20h Banda de Forró Fogo e Brasa
21h Lurdinha Oliveira
22h Cylene Araújo
23h Poeta Pedro Américo
23h30 Anchieta Dali
00h30 Carlinhos Monteverde
01h30 Os Filho de Vitor
02h30 Adriana BB
Dom 28/06/2009
20h Lampiões e Maria Bonita
21h Poeta Antônio Marinho
21h30 Ilana Ventura
22h30 Mandracatu
23h30 Val Patriota
00h30 Território Nordestino
Seg 29/06/2009 AS MULHERES CANTAM JACKSON
20h Bellas Marias
21h Irah Caldeira
22h Terezinha do Acordeon
23h Lucinha Guerra
00h Márcia Lima
Sala de Rebôco
Sáb 06/06/2009
19h Mandracatu
Dom 07/06/2009
19h Mandracatu
Sex 12/06/2009
19h Mandracatu
Sáb 13/06/2009
19h Mandracatu
Sex 19/06/2009
19h Mandracatu
Sáb 20/06/2009
19h Mandracatu
Sex 26/06/2009
19h Mandracatu
Sáb 27/06/2009
19h Mandracatu
Coreto do Sítio
Sáb 06/06/2009
18h Banda Junina do Maestro Nunes
Dom 07/06/2009
18h Banda Junina do Maestro Nunes
Sáb 13/06/2009
18h Banda Junina do Maestro Nunes
Dom 14/06/2009
18h Banda Junina do Maestro Nunes
Sáb 20/06/2009
18h Banda Junina do Maestro Nunes
Dom 21/06/2009
18h Banda Junina do Maestro Nunes
Sáb 27/06/2009
18h Banda Junina do Maestro Nunes
Dom 28/06/2009
18h Banda Junina do Maestro Nunes
PALHOÇÃO DO SÍTIO
Após concurso de quadrilhas
Sáb 13/06/2009
18h Trio Heleno Reis e Raiz do Forró
19h Trio Três de Paus
Dom 14/06/2009
18h Trio Camará
19h Mendes e seu Trio
Sáb 20/06/2009
23h Trio de Forró Sabor de Milho
00h Trio Bole - Bole
Dom 21/06/2009
23h Trio Cangaceiro Nordestino
00h Trio Azulão e sua Gente
Ter 23/06/2009
23h Trio Cosmo do Acordeon
00h Trio Estrela do Baião
Qua 24/06/2009
23h Trio de Forró Lourdinha Nóbrega
00h Trio Independente
Sáb 27/06/2009
23h Trio Pé de Serra Ganzá
00h Trio Conjunto Folclórico Nordestino
Dom 28/09/2009
23h Trio de Forró Sabor de Milho
00h Trio Luar do Sertão
NA PISADA NO SÍTIO - Festival de Cocos e Cirandas
Qui 18/06/2009
20h Célia Coquista
21h Ciranda Dengosa
22h Coco do Mestre Ferreira
23h Coco Raízes de Arcoverde
Sex 19/06/2009
20h Ferrugem
21h Cila do Coco
22h Ciranda das Filhas de Baracho
23h Coco Chinelo de Iá-iá
00h Mazurca de Agrestina
Quin 25/06/2009
20h Aurinha do Coco
21h Casas Populares da BR 232
22h Coco da Hora
23h Lia de Itamaracá
00h Mazurca de Glória do Goitá
Sex 26/06/2009
20h Zé Neguinho do Coco
21h Ciranda Pernambucana do Mestre Ferreira
22h Coco Bongar
23h Selma do Coco
00h Mazurca da Quixaba
Pátio de São Pedro
Sex 12/06/2009
19h Roberto Tampinha
20h Lene Rodrigues
21h Poeta Júnior do Bode
21h30 Gabriel Sá
22h30 Terezinha do Acordeon
23h30 Ciranda Imperial
00h30 Chá de Zabumba
Sáb 13/06/2009
19h Manga Rosa
20h Meninos dos Coqueiros
21h Sintonia Pé de Serra
22h Irah Caldeira
23h Flávio Leandro
00h Os Três do Forró
01h Benedito da Macuca
Dom 14/06/2009
19h Forró Chamego Bom
20h Arlindo Moita
21h Nádia Maia
22h Poeta Marcos Passos
22h30 Rogério Rangel
23h30 Meus 15 anos
00h30 Zequinha de Aleixo
00h30 Os Kabras do Rio
Sex 19/06/2009
19h Banda Maia de Forró
20h Nelsinho
21h Poeta Pedro Américo
21h30 Os Tangarás
22h30 Biliu de Campina
23h30 Pau no Xote
00h30 Fim de Feira
Sáb 20/06/2009
19h Banda Xamego Bom (Valdir)
20h Muniz do Arrasta Pé
21h Fabiana A Pimentinha do Nordeste
22h Sevy Nascimento
23h Marco Lopes
00h Patrícia Cruz
01h Paulinho do Acordeon
Dom 21/06/2009
19h Balaio de Cheiro
20h Marcelo de Feira Nova
21h Banda Kartuxo
22h Roberto do Acordeon
23h Bia Marinho
Seg 22/06/2009
19h Trio Gibão de Couro - Luisvaldo
20h Banda Corsárius
21h Aracílio Araújo
22h Cylene Araújo
23h Camarão
00h Sebo de Feira
Ter 23/06/2009
20h Banda Music Arte
21h Gustavo Tiné e Sopa de Aruá
22h Poeta Allan salles
22h30 Maciel Melo
23h30 Erisson Porto
00h30 Nilton do Baião
01h30 Zé Galdino
Qua 24/06/2009
19h Forró Sem Fronteiras
20h Coco Popular de Aliança
21h Poeta Antônio Marinho
21h30 Trio Juriti
22h30 Gláucia Oliveira
23h30 Arlindo dos 8 Baixos
00h30 Toinho de Surubim
Qui 25/06/2009
19h Banda Super Pop
20h Coco de Roda de Egídio
21h Coco Bongar
22h Joana Angélica
23h Salatiel Dias
00h Zé Bicudo
Sex 26/06/2009
19h Tião do Baião
20h Edmilson do pífano
21h Poeta Abdias Campos
21h30 Renilda Cardoso
22h30 Isaac Sete Cordas
23h30 Mazinho de Arcoverde
00h30 Seu Luiz Paixão
01h30 Fátima Marinho
Sáb 27/06/2009
19h Banda Santana
20h Agostinho do Forró
21h Tonino Arcoverde
22h Pedrão e Os Cabras da Peste
23h Coco Raízes de Arcoverde
00h Paulo Matricó
01h Tuca Versátil
Dom 28/06/2009
19h Cicinho do Acordeon
20h Cleyton Santana
21h Roberto Cruz
22h Poeta Allan salles
22h30 Dudu do Acordeon
23h30 Paulinho Leite
Seg 29/06/2009
19h Coquistas do Amaro Branco
20h Jocilmar Batista e Banda
21h Poeta Abdias Campos
21h30 Jorge Neto
22h30 Banda de Pau e Corda
PALCO ARSENAL DO FORRÓ
Palco Principal
Sáb 20/06/2009
Programação Infantil
17h Quadrilhinha Menezes na Roça
18h Espetáculo São João Menino - Cia Brasil Brinquedo
19h Forroboxote: Espetáculo Ser Tão Criança
20h Chiquinha Gonzaga
21h Herbert Lucena
22h Karolinas com K
23h Josildo Sá
00h Silvério Pessoa
Dom 21/06/2009
Programação Infantil
17h Quadrilhinha Junina Geração
18h Espetáculo Cabra da Peste
19h Quinteto Flor de Muçambê
20h Reinivaldo Pinheiro
21h Camarão
22h Cristina Amaral
23h Poeta Marcos Passos
23h30 Bellas Marias
00h30 Sandra Belê
Seg 22/06/2009
19h Forró Afiado
20h Ceiça Moreno
21h Poeta Pedro Américo
21h30 Carlinhos Monteverde
22h30 Beto Hortis
23h30 Zé Bicudo
00h30 Nando Cordel
Ter 23/06/2009
19h João da Guabiraba e Ciranda Mimosa
20h Ivan Ferraz
21h Poeta Abdias Campos
21h30 Roberto Lins
22h30 Silveirinha
23h30 Cascabulho
00h30 Quinteto Violado
Mamulengos
Dom 07/06/2009
16h30 Espetáculo de Mamulengos
Dom 14/06/2009
16h30 Espetáculo de Mamulengos
Sáb 20/06/2009
19h Espetáculo de Mamulengos
Dom 21/06/2009
16h30 Espetáculo de Mamulengos
Sáb 27/06/2009
19h Espetáculo de Mamulengos
Dom 28/06/2009
16h30 Espetáculo de Mamulengos
ARRAIAL DA REFINARIA MULTICULTURAL DE PEIXINHOS
Sáb 20/06/2009
19h Som mecânico e Quadrilhas do Bairro
20h Coco de Resposta
21h Forro do Beto
22h Coco do Acorda Povo
23h Maria Fulô
00h Saída da Bandeira do Acorda Povo
Dom 21/06/2009
19h Som mecânico e Quadrilha do Bairro
20h Quadrilha Convidada
21h Quadrilha Convidada
22h Arlindo dos 8 baixos
23h Trio Macambira
00h Ira Caldeira
Seg 22/06/2009
19h Som Mecânico
20h Concurso Descentralizado de Quadrilhas Juninas
23h Trio de Forró - Eli Vieira
Ter 23/06/2009
19h Som Mecânico - Forró Pesado
20h Concurso Descentralizado de Quadrilhas Juninas
23h Trio de Forró - Nó na Madeira
Mercado, Forró e Repente
Mercado de Afogados
Sex 12/06/2009
A partir das 13h Quadrilha
Trio Os Maias
Mercado de Afogados
Sex 19/06/2009
A partir das 13h Trio Novo Horizonte
Mercado de Afogados
Sex 26/06/2009
A partir das 13h Trio 19 de Fevereiro
Mercado de Afogados
Sáb 27/06/2009
A partir das 13h Trio Xamego Bom da Ceça
Mercado de Beberibe
Sex 12/06/2009
A partir das 13h Quadrilha
Mercado de Beberibe
Sáb 20/06/2009
A partir das 13h Trio Ases do Forró
Mercado de Beberibe
Sáb 27/06/2009
A partir das 13h Trio Xodó - Valdir
Mercado da Boa Vista
Sex 12/06/2009
A partir das 13h Quadrilha
Mercado da Boa Vista
Sáb 13/06/2009
A partir das 13h Trio Nono Horizonte
Violeiro Antônio Lisboa
Mercado da Boa Vista
Sex 19/06/2009
A partir das 13h Trio Eles no Forró
Mercado da Boa Vista
Sex 26/06/2009
A partir das 13h Trio 10 de Agosto
Mercado da Boa Vista
Sáb 27/06/2009
A partir das 13h Trio Lourdinha Nóbrega
Mercado de Casa Amarela
Sex 12/06/2009
A partir das 13h Quadrilha
Mercado de Casa Amarela
Sáb 13/05/2009
A partir das 13h Trio Expresso
Mercado de Casa Amarela
Sáb 20/06/2009
A partir das 13h Trio Eles no Forró
Mercado de Casa Amarela
Sáb 27/06/2009
A partir das 13h Trio Os Maias
Mercado da Encruzilhada
Sex 12/06/2009
A partir das 13h Trio Harmonia
Mercado da Encruzilhada
Sáb 13/06/2009
A partir das 13h Trio 19 de Fevereiro
Mercado da Encruzilhada
Sex 19/06/2009
A partir das 13h Quadrilha
Mercado da Encruzilhada
Sáb 20/06/2009
A partir das 13h Trio Harmonia
Mercado da Encruzilhada
Sex 26/06/2009
A partir das 13h Trio Super Pop
Mercado da Encruzilhada
Sáb 27/06/2009
A partir das 13h Trio Xodó Beleza
Mercado da Madalena
Sex 12/06/2009
A partir das 13h Trio Tangarás
Violeiro Antônio Lisboa
Mercado da Madalena
Sáb 13/06/2009
A partir das 13h Trio Lourdinha Nóbrega
Mercado da Madalena
Sex 19/06/2009
A partir das 13h Quadrilha
Mercado da Madalena
Sáb 20/06/2009
A partir das 13h Trio 10 de Agosto
Mercado da Madalena
Sex 26/06/2009
A partir das 13h Trio Ases do Forró
Mercado da Madalena
Sáb 27/06/2009
A partir das 13h Trio Leque Moleque
Mercado de São José
Sex 12/06/2009
A partir das 13h Trio Xamego Bom da Ceça
Violeiro Antônio Lisboa
Mercado de São José
Sáb 13/06/2009
A partir das 13h Trio Expresso
Mercado de São José
Sex 19/06/2009
A partir das 13h Quadrilha
Mercado de São José
Sáb 20/06/2009
A partir das 13h Trio Atrevido do Forró
Mercado de São José
Sáb 27/06/2009
A partir das 13h Trio Atrevido do Forró
Mercado de Água Fria
Sex 19/06/2009
A partir das 13h Trio Xodó Beleza
Mercado do Cordeiro
Sex 19/06/2009
A partir das 13h Trio Assum Preto
Mercado do Jordão
Sex 19/06/2009
A partir das 13h Trio Mestre Quincas
Mercado de Nova Descoberta
Sex 19/06/2009
A partir das 13h Trio Super Pop
Mercado do Pina
Sex 19/06/2009
A partir das 13h Trio Leque Moleque
NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS
LANÇAMENTO DO CICLO JUNINO
Qua 20/05/2009
19h Sala de Reboco
PROCISSÃO DOS SANTOS JUNINOS COM GUARDA DE BACAMARTEIROS
Sáb 20/06/2009
18h Saída do Morro da Conceição com término no Sítio Trindade
DESFILE DAS BANDEIRAS
Dom 21/06/2009
17h Saída da Rua da Moeda com término da Praça do Arsenal
CAMINHADA DO FORRÓ
Sex 12/06/2009
17h Saída da Rua da Moeda com término da Praça do Arsenal
QUADRILHÃO DA EDUCAÇÃO
Quart 18/06
17h Saída da Rua da Moeda com término no Marco Zero

QUADRILHÃO DA FEQUAJUPE
Quart 18/06
17h Saída da Rua da Moeda com término no Marco Zero
NÚCLEO DE FORMAÇÃO: Oficinas, Seminários e Exposições
POETAS DECLAMAM PATATIVA DO ASSARÉ NA BOA VISTA
DATA MERCADO DA BOA VISTA
14h Música e poesia em homenagem ao centenário de Patativa do Assaré
A MADALENA CANTA PATATIVA
Dom 14/06/2009 MERCADO DA MADALENA
14h Declamação de Chico Pedrosa, palestra sobre Patativa com o poeta, cordelista e professor Meca Moreno e cantoria com Eduardo Abrantes.

28 de mai. de 2009

Pogramação do São João de Caruaru 2009

A prefeitura de Caruaru e a Fundação de Cultura divulgaram a programação do São João de Caruaru 2009. De acordo com a organização, a lista ainda não está completa, mas será divulgada nos próximos dias.
Confira a programação:

30 de maio
Herbert Lucena, Fagner, Elba Ramalho e Rei do Cangaço

31 de maio
Caruforró, Limão com Mel e Fama Show

05 de junho
Joana Angélica, Camarão, Aldemário Coelho e Maurício Ramalho

06 de junho
Gilvan neves, Alcymar Monteiro, Geraldinho Lins e Targino Gondim

07 de junho
Genário e Walkíria, Glaucio Costa, Ed Carlos e Gean Souza

08 de junho
Arraial da Rádio Farol FM

10 de junho
Nordestinos do Forró, Didi Caruaru

11 de junho
Atrações gospel

12 de junho
Walmir Silva, Nando Cordel, Falamansa e Forró Cartucho

13 de junho
Marlene do Forró, Genival Lacerda, Santanna e Mastruz com Leite

14 de junho
Renilda Cardoso, Azulão Tom Oliveira e Dudu do Acordeon

15 de julho
Festival do Violeiro

16 de junho
Arraial da rádio Farol FM

17 de junho
Atrações a serem programadas por rádio ou TV

18 de junho
Arraial da TV Asa Branca

19 de junho
Irah Caldeira, Território Nordestino, Luizinho de Irauçuba e Berinho e banda

20 de junho
Novinho da Paraíba, Petrúcio Amorim, Jorge de Altinho e banda Magníficos

21 de junho
Josildo Sá, Maciel Melo, Frank Aguiar e Zabumba Bacamarte

22 de junho
Tropeiros do Forró, Forró Quentão

23 de junho
Valdir Santos, Gilberto Gil, Elifas júnior e Chá de Zabumba

24 de junho
Israel Filho, Amazan, Erisson Porto e Zé Ramalho

26 de junho
Banda do Batista, Assisão, Sirano e Sirino e Nádia Maia

27 de junho
Cheiro da Terra, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Banda Alternativa

28 de junho
Karolinas com K, Cristina Amaral, Eliane e Soxote A

29 de junho
Domingos Acyole, Waldonys, Flávio José e Cavalo de Pau

04 de julho
Maria Lafaete, Almério e Banda Zé do Estado, Alceu Valença e Pinga Fogo

10 de julho
Petrúcio Amorim, Valdir Santos, Elifas Júnior e Geraldinho Lins

Sábado - 30/05/2009



SERTANEJOS E JOÃO DO MORRO
A Vila do Samba do Oitão Bar recebe Amigos Sertanejos e João do Morro. A Big Big Samba Clube completa a festa. Na área climatizada, D´Break e DJs. A partir das 18h. Ingressos a R$ 15. Informações: 3441-9660.

Show de Jorge Vercílo e Guilherme Arantes

No dia 06 de junho a partir das 21h acontecerá no Chevrolet Hall o show de Jorge Vercilo e Guilherme Arantes.
O custo do ingresso está de:

R$ 25,00 Meia entrada
R$ 50,00 Inteira
R$ 800,00 Camarote 1
R$ 500,00 Camarote 2
R$ 400,00 Camarote 3
R$ 320,00 Mesa premium


Para a compra de ingressos meia entrada para estudantes, idosos ou professores é necessario apresentação dos respectivos documentos comprobatórios apenas no ato da compra o ingresso, limitado a um ingresso por pessoa.
Ingressos promocionais limitados sujeito a alteração de preço sem aviso prévio.

Ingressos, mesas e camarotes a venda na Renner e no Chevrolet Hall.

Lançamento do DVD de Dominguinhos

No proximo dia 30 no Chevrolet Hall terá o lançamento do DVD de dominguinhos, a partir das 21h.
O evento contará ainda com a participação de:

Alceu Valença
Jorge de Altinho
Nando Cordel

Para a compra de ingressos meia entrada para estudantes, idosos ou professores é necessario apresentação dos respectivos documentos comprobatórios apenas no ato da compra o ingresso, limitado a um ingresso por pessoa.
Ingressos promocionais limitados sujeito a alteração de preço sem aviso prévio.

INGRESSO PISTA
meia entrada R$ 20,00
inteira R$ 40,00
INGRESSO CAMAROTE
camarote 1 R$ 800,00
camarote 2 R$ 600,00
camarote 3 R$ 400,00
MESAS
mesa premium R$ 280,00
Ingressos, mesas e camarotes a venda na Renner e no Chevrolet Hall

Concursos!

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

3.500 vagas para Agente de Pesquisas e Mapeamento no IBGE

O Presidente da FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE, no uso de suas atribuições e da competência que lhe foi outorgada pelo Excelentíssimo Senhor Ministro de Planejamento, Orçamento e Gestão, através da Portaria nº 47, de 17 de março de 2009, publicada no Diário Oficial da União de 18 de março de 2009, torna pública a abertura das inscrições e estabelece normas relativas à realização de Processo Seletivo Simplificado mediante Contrato com a Consulplan. O Processo Seletivo Simplificado é destinado a selecionar candidatos para contratação temporária de pessoal para a realização de pesquisas econômicas e sociodemográficas, e será realizado nos termos da Lei no. 8.745, de 09 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, e suas alterações posteriores.

O presente Processo Seletivo Simplificado destina-se a selecionar candidatos para serem contratados, em caráter temporário, para o preenchimento de 3.500 (três mil e quinhentas) vagas para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento, nas 27 Unidades da Federação, conforme distribuição apresentada no Anexo IV deste Edital.

As atribuições da função de Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) são: a) avaliar documentação interna e/ou externa com a finalidade de subsidiar a atualização do Mapeamento Censitário; b) converter para meio digital as informações de formulários de dados referentes a cadastros específicos; c) emitir relatórios; d) identificar na documentação de mapeamento topográfico e censitário as alterações da divisão político-administrativa; e) identificar os diversos tipos de acidentes representados nas cartas e mapas; f) operar aplicativos de banco de dados; g) operar microcomputador com sistema operacional Windows ou Linux; h) participar de treinamentos específicos, ministrados por técnicos do IBGE, objetivando a capacitação para o desenvolvimento de atividades específicas de pesquisa e mapeamento; i) preencher formulários segundo normas técnicas; j) proceder à leitura de coordenadas que definem o posicionamento de acidentes em documentos cartográficos; k) realizar entrevistas, registrando os dados em questionários impressos ou em meios eletrônicos, de acordo com as instruções recebidas e dentro do prazo pré-estabelecido; l) entregar ao supervisor os questionários preenchidos ou transmitir em meios eletrônicos os dados coletados, de acordo com as instruções recebidas; m) selecionar documentação cartográfica para atualização; n) transferir ou transcrever acidentes geográficos de um documento cartográfico para outro a partir de suas coordenadas / posicionamento; o) transferir ou transcrever os limites definidores dos setores rurais e urbanos para o mapeamento censitário e de um documento cartográfico para outro, a partir de suas coordenadas/posicionamento; p) visitar domicílios e estabelecimentos (comerciais, industriais, agropecuários, de serviços e órgãos públicos) em locais selecionados de acordo com o tema a ser pesquisado, e; q) assumir a responsabilidade pela segurança e uso dos equipamentos eletrônicos (computador de mão, GPS, bateria, carregador, memória, etc.) de sua área de trabalho.

As exigências para o desempenho das atribuições são: a) capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados; b) acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários impressos e/ou em meio eletrônico; c) acuidade visual para interpretar mapas e croquis de setores de pesquisas e identificar no campo os pontos que constituem os limites dos setores; d) capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo, nas zonas urbana e rural, em áreas de terreno íngreme, localidades de difícil acesso e áreas de ocupação irregular, bem como para acesso em prédios e residências com escadarias e sem rampas de acesso ou elevadores; e) capacidade motora para manusear os equipamentos coletores de dados durante a realização de entrevista, que pode ocorrer em condições precárias (na rua, na porta do domicílio, no corredor, etc.) e preencher os questionários e formulários, registrando números, palavras e marcas, com a precisão exigida nos documentos; f) agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos nos cronogramas das atividades de pesquisas e mapeamento, e de acordo com o padrão de qualidade requerido.

Como pré-requisito para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento é exigido que o candidato tenha concluído o Ensino Médio (antigo 2º grau).

A retribuição mensal a ser paga ao Agente de Pesquisas e Mapeamento é de R$ 700,00 (setecentos reais).

O contratado fará jus ao Auxílio Alimentação, de acordo com a Lei nº. 9.527, de 10 de dezembro de 1997, e Decreto no. 3.887, de agosto de 2001, e ao Auxílio Transporte, com base no art. 7o da Medida Provisória no . 2165-36, de 23 de agosto de 2001, assim como às férias e ao 13o salário.

Os serviços serão prestados pelo prazo máximo de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogados, desde que não exceda 24 (vinte e quatro) meses, conforme determina o art. 4º, inciso II e parágrafo único, inciso I da Lei no . 8.745, de 9 de dezembro de 1993.

O Quadro de Vagas para cada município/subdivisão de município assim como os municípios onde serão realizadas as provas (pólos de provas) constarão em cartaz afixado nos locais de inscrição, no site da Consulplan (www.consulplan.net)

REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO:

O candidato deverá atender, cumulativamente, no ato da contratação, aos seguintes requisitos: a) ter nacionalidade brasileira e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto no . 70.436, de 18 de abril de 1972; b) estar em dia com as obrigações eleitorais; c) estar em pleno gozo de seus direitos políticos; d) estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino; e) não estar incompatibilizado com o disposto no art. 6º da Lei no . 8.745, de 9 de dezembro de 1993, que proíbe a contratação de servidores da Administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como de empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas. São aplicadas também as restrições à contratação de aposentados previstas nas Disposições Constitucionais; f) não ter sido contratado nos últimos 24 (vinte e quatro) meses para serviço temporário com fundamento na Lei no . 8.745 e suas alterações posteriores; g) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos; h) possuir aptidão física e mental para o exercício das atribuições da função; i) ser aprovado(a) no processo seletivo e possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício da função conforme estabelecido no subitem 1.4; e j) cumprir as determinações deste Edital.

DA PARTICIPAÇÃO DOS CANDIDATOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS:

Em cumprimento ao disposto no art. 37, inciso VIII, da Constituição da República Federativa do Brasil; na Lei no . 7.853, de 24 de outubro de 1989; e no Decreto no . 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com as alterações introduzidas pelo Decreto no. 5.296, de 2 de dezembro de 2004, ficam reservados 5% (cinco por cento) do total das vagas aos portadores de necessidades especiais, conforme distribuição constante do Anexo IV deste Edital.

O candidato portador de necessidades especiais, amparado pela legislação vigente e sob sua inteira responsabilidade, concorre em igualdade de condições com todos os candidatos, resguardadas as ressalvas legais vigentes e, ainda, aos 5% (cinco por cento) de vagas reservadas.

O candidato portador de necessidades especiais será inicialmente classificado de acordo com as vagas de ampla concorrência para a função a que concorre. Caso não esteja situado dentro dessas vagas, será classificado em relação à parte, disputando o total de vagas reservadas a portadores de necessidades especiais na função a que concorre, caso existam.

Somente serão considerados portadores de necessidades especiais aqueles que se enquadrem nas categorias constantes do art. 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com as alterações introduzidas pelo Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004.

O candidato portador de necessidades especiais deverá optar, no ato da inscrição, por concorrer às vagas reservadas assinalando, no espaço próprio do Requerimento de Inscrição, a sua condição e, caso necessite de tratamento diferenciado no dia das provas, deverá indicar as condições diferenciadas de que necessita (ledor, prova ampliada, auxílio para transcrição, sala de mais fácil acesso, tempo adicional, entre outras).

O candidato portador de necessidades especiais, que necessite de tempo adicional para a realização das provas deverá requerê-lo, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência. O parecer citado deverá ser enviado até o último dia de inscrição, via SEDEX, com Aviso de Recebimento (AR) para a Consulplan (Rua José Augusto de Abreu, nº. 1000, Bairro Augusto de Abreu, Muriaé/MG - CEP 36.880-000), mencionando "Processo Seletivo Simplificado - APM 2009 IBGE". Caso o candidato não envie o parecer do especialista, não realizará as provas com tempo adicional, mesmo que tenha assinalado tal opção no Requerimento de Inscrição.

O candidato portador de necessidades especiais que optar por concorrer às vagas reservadas deverá enviar até o último dia de inscrição, impreterivelmente, laudo médico original ou cópia, conforme instruções de preenchimento disponibilizadas no endereço eletrônico da Consulplan (www.consulplan.net) e no Anexo VI, deste Edital, que deverá obedecer às seguintes exigências: a) ter sido expedido há, no máximo, 6 (seis) meses, a contar da data de início do período de inscrição; b) descrever a espécie e o grau ou nível de deficiência; c) apresentar a provável causa da deficiência; d) apresentar os graus de autonomia; e) constar referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID10; f) constar se faz uso de órteses, próteses ou adaptações; g) no caso de deficiente auditivo, o laudo deverá vir acompanhado de uma audiometria recente - até 6 (seis) meses a contar da data de início do período de inscrição; h) no caso de deficiente visual, o laudo deverá vir acompanhado de acuidade em AO (ambos os olhos), patologia e campo visual; i) no caso de deficiência mental, no laudo deverá constar a data do início da doença, áreas de limitação associadas e habilidades adaptadas; e j) no caso de deficiência múltipla, no laudo deverá constar a associação de duas ou mais deficiências. O laudo médico deverá ser legível, sob pena de não ser considerado. O mesmo não será devolvido, nem será fornecida cópia.

COMPOSIÇÃO DAS PROVAS OBJETIVAS
DISCIPLINAS Nº DE QUESTÕES VALOR DAS QUESTÕES TOTAL
Língua Port 15 Questões de n°. 01 a 05 = 7,5 pontos (1,5 cada)Questões de n°. 06 a 10 = 10,0 pontos (2,0 cada)Questões de n°. 11 a 15 = 12,5 pontos (2,5 cada) 30,0
Geografia 15 Questões de n°. 16 a 20 = 7,5 pontos (1,5 cada)Questões de n°. 21 a 25 = 10,0 pontos (2,0 cada)Questões de n°. 26 a 30 = 12,5 pontos (2,5 cada) 30,0
Raciocínio Lógico 10 Questões de n°. 31 a 35 = 7,5 pontos (1,5 cada)Questões de n°. 36 a 40 = 12,5 pontos (2,5 cada) 20,0
Conhecimentos Gerais 10 Questões de n°. 41 a 45 = 2,5 pontos (0,5 cada)Questões de n°. 46 a 50 = 7,5 pontos (1,5 cada) 10,0
Noções de Informática 10 Questões de n°. 51 a 55 = 2,5 pontos (0,5 cada)Questões de n°. 56 a 60 = 7,5 pontos (1,5 cada) 10,0
TOTAL 60


100,0

Observação: o candidato que não acertar, pelo menos, uma questão de cada disciplina ou obtiver aproveitamento inferior a 30% (trinta por cento) do total de pontos das provas será eliminado do Processo Seletivo Simplificado.

LÍNGUA PORTUGUESA
I - Compreensão e interpretação de texto. II - Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. III - Pontuação. Estrutura e seqüência lógica de frases e parágrafos. IV - Ortografia oficial. Acentuação gráfica. V - Classes das palavras. VI - Concordância nominal e verbal. VII - Regência nominal e verbal. Emprego da crase. VIII - Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. Vozes dos verbos. IX - Emprego dos pronomes. X - Sintaxe: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração.


RACIOCÍNIO LÓGICO
Avaliação da habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações entre pessoas, lugares, coisas ou eventos, deduzir novas informações e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. As questões da prova poderão tratar das seguintes áreas: estruturas lógicas; lógica de argumentação; diagramas lógicos; aritmética; álgebra e geometria básica.


CONHECIMENTOS GERAIS
I - Elementos da política e do cotidiano brasileiros (políticas públicas, acontecimentos relevantes nacionais e regionais). II - Cultura e sociedade brasileira (música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão). III - Aspectos relevantes da História do Brasil (descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea). IV - Panorama da economia nacional (aspectos locais e aspectos globais).


GEOGRAFIA
I - Noções básicas de Cartografia (orientação: pontos cardeais; localização: coordenadas geográficas, latitude, longitude e altitude; representação: leitura, escala, legendas e convenções). II - Aspectos físicos e meio ambiente no Brasil (grandes domínios de clima, vegetação, relevo e hidrografia; ecossistemas). III - Organização do espaço (agrário: atividades econômicas, modernização e conflitos; e urbano: atividades econômicas, emprego e pobreza; rede urbana e regiões metropolitanas). IV - Dinâmica da população brasileira (fluxos migratórios, áreas de crescimento e de perda populacional). V - Formação Territorial e Divisão Político-Administrativa (organização federativa).


NOÇÕES DE INFORMÁTICA
I - Introdução à informática: conhecer as principais funções e conceitos de informática. II - Sistemas operacionais (Windows 98, Windows XP, Windows Explorer ou Linux), organização de diretórios, sub-diretórios, janelas, pastas, arquivos e ambiente gráfico. III - Noções básicas de processamento de textos e formatação de planilhas (Microsoft Office 2003). IV - Utilização da Internet: noções gerais, endereços eletrônicos (mensagens, anexação de arquivos e cópias), digitação de dados e gráficos. V - Operação de instrumentos eletrônicos, download e upload.


CRONOGRAMA PREVISTO EVENTOS DATAS

Inscrições via Internet 09/06 a 23/06/2009
Inscrições nas Agências Credenciadas dos Correios 09/06 a 23/06/2009
Acesso para consulta e impressão do CCI no site da Consulplan 15/07 a 01/08/2009
Entrega dos Cartões de Confirmação de Inscrição (apenas para os inscritos nas Agências credenciadas dos Correios) 15 a 28/07/2009
Informação dos locais de provas pela Internet 15/07 a 01/08/2009
Aplicação das provas 02/08/2009 Divulgação dos gabaritos das provas 03/08/2009
Interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou gabaritos divulgados
03 a 05/08/2009
Resultado conclusivo da equipe multiprofissional sobre os laudos médicos dos candidatos PNE
19/08/2009
Divulgação dos resultados finais 20/08/2009
Início das contratações A partir de 20/08/2009

O valor da taxa de inscrição é de R$ 16,20 (dezesseis reais e vinte centavos), sendo obrigatoriamente o mesmo em todo o território nacional.

Atenciosamente, Jornal Virtual.

Concursos!

ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL MÉDIO. DIRETORA-PRESIDENTE DA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (ANAC), considerando a autorização concedida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio das Portarias de nº 62, de 27 de março de 2009, e nº 97, de 6 de maio de 2009, torna pública a realização de concurso público para provimento de vagas para os cargos de Especialista em Regulação de Aviação Civil, de Analista Administrativo, de Técnico em Regulação de Aviação Civil e de Técnico Administrativo do Quadro Efetivo de Pessoal da ANAC, em conformidade com a Lei nº 10.871/2004 e a Lei nº 8.112/90, e mediante as condições estabelecidas neste edital.
O concurso será regido por este edital e executado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB).
O concurso público visa ao provimento do número de vagas definido neste edital, ressalvada a possibilidade de acréscimo mediante autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
A seleção para os cargos de que trata este edital compreenderá as seguintes fases:
a) provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos;
b) prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, exceto para o cargo de Técnico em Regulação de Aviação Civil;
Para o cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil, haverá ainda segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório, constituída de Curso de Formação, a ser ministrado em Brasília/DF.
As provas objetivas, a prova discursiva e a perícia médica dos candidatos que se declararam portadores de deficiência ocorrerão nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal.
Em face da indisponibilidade de locais suficientes ou adequados na localidade de realização das provas, estas poderão ser realizadas em outras localidades.

DOS CARGOS:

NÍVEL SUPERIOR

CARGO: ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL
ATRIBUIÇÕES: exercer as atribuições voltadas às atividades especializadas de regulação, inspeção, fiscalização e controle da aviação civil, dos serviços aéreos, dos serviços auxiliares, da infraestrutura aeroportuária civil e dos demais sistemas que compõem a infraestrutura aeronáutica, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades.
REMUNERAÇÃO MÁXIMA MENSAL: R$ 9.552,00.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais.
CARGO 1: ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - ÁREA 1
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.
CARGO 2: ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - ÁREA 2: PILOTO
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, acrescido de Licença de Piloto de Linha Aérea e, no mínimo, 1.500 (mil e quinhentas) horas de voo total. Possuir, ainda, Certificado de Habilitação Técnica (CHT) e Certificado de Capacidade Física (CCF) ambos válidos.
CARGO 3: ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - ÁREA 3
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.
CARGO 4: ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - ÁREA 4
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Economia ou Engenharia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe.
CARGO 5: ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - ÁREA 5
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
CARGO: ANALISTA ADMINISTRATIVO
ATRIBUIÇÕES: exercer as atribuições voltadas para o exercício de atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências institucionais e legais a cargo da Agência, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.
REMUNERAÇÃO MÁXIMA MENSAL: R$ 9.552,00.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais.
CARGO 6: ANALISTA ADMINISTRATIVO - ÁREA 1
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
CARGO 7: ANALISTA ADMINISTRATIVO - ÁREA 2: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Tecnologia da Informação, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação ou Ciência da Computação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.


NÍVEL MÉDIO
CARGO: TÉCNICO EM REGULAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL
ATRIBUIÇÕES: exercer as atribuições voltadas ao suporte e ao apoio técnico especializado às atividades de regulação, inspeção, fiscalização e controle da aviação civil, dos serviços aéreos, dos serviços auxiliares, da infraestrutura aeroportuária civil e dos demais sistemas que compõem a infraestrutura aeroportuária, bem como a implementação de políticas e a realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades.
REMUNERAÇÃO MÁXIMA MENSAL: R$ 4.708,07.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais.
CARGO 8: TÉCNICO EM REGULAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - ÁREA 1: MECÂNICO DE MANUTENÇÃO AERONÁUTICA
REQUISITOS: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, e Certificado de Habilitação Técnica (CHT) válido em uma das seguintes habilitações: grupo aviônicos, grupo células ou grupo motopropulsor.
CARGO 9: TÉCNICO EM REGULAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - ÁREA 2: PILOTO
REQUISITOS: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, acrescido de Licença de Piloto Comercial, e, no mínimo, 500 (quinhentas) horas de voo total. Possuir, ainda, Certificado de Habilitação Técnica (CHT) e Certificado de Capacidade Física (CCF) ambos válidos.
CARGO: TÉCNICO ADMINISTRATIVO
ATRIBUIÇÕES: exercício das atribuições voltadas para as atividades administrativas e logísticas de nível intermediário relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo da Agência, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.
REMUNERAÇÃO MÁXIMA MENSAL: R$ 4.689,07.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais.
CARGO 10: TÉCNICO ADMINISTRATIVO - ÁREA 1
REQUISITOS: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
CARGO 11: TÉCNICO ADMINISTRATIVO - ÁREA 2: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
REQUISITOS: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

AS inscrições serão até o dia 18/06/2009

TAXAS:
a) R$ 100,00 para os cargos de nível superior;
b) R$ 65,00 para os cargos de nível médio.
5.1.1 Será admitida a inscrição somente via Internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/anac2009, solicitada no período entre 10 horas do dia 28 de maio de 2009 e 23 horas e 59 minutos do dia 18 de junho de 2009, observado o horário oficial de Brasília/DF.
O CESPE/UnB não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

O candidato poderá efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).
A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) estará disponível no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/anac2009 e deverá ser impressa para o pagamento da taxa de inscrição após a conclusão do preenchimento da ficha de solicitação de inscrição online.

Para os candidatos que não dispuserem de acesso à Internet, o CESPE/UnB disponibilizará locais com acesso à internet, localizados nos endereços listados no quadro a seguir, no período de 10 horas do dia 28 de maio de 2009 e 23 horas e 59 minutos do dia 18 de junho de 2009, observado o horário de funcionamento de cada estabelecimento.
UF
Cidade
Local
Endereço
AC
Rio Branco
Terabit Lan House
Avenida Maria José de Oliveira, quadra 19, lote 01, nº 1248, Conjunto Universitário II - Distrito Industrial
AL
Maceió
Café Ponto Com
Avenida Dr. Julio Marques Luz, nº 246 - Jatiúca
AM
Manaus
Black Out Lan House
Avenida Dublim, nº 1040, Conjunto Campos Elíseos - Planalto
AP
Macapá
Ponto Com Informática e Reciclagem
Rua Hildemar Maia, nº 2590, Bloco C - Buritizal
BA
Salvador
Cyber Vip Lan House
Avenida Otavio Mangabeira, nº 815, Box 2 - Pituba
Cyber Vip Lan House
Avenida Dom João VI, nº 1.050, Box 35 - Brotas
CE
Fortaleza
Microlins Centro
Rua Floriano Peixoto, 1040 - Centro
DF
Brasília
UnB
Campus Universitário Darcy Ribeiro, ICC, Ala Norte - Asa Norte
ES
Vitória
Net game
Avenida Anísio Fernandes Coelho, nº 1301, loja 06, Jardim da Penha
GO
Goiânia
Bit Company
Avenida Rio Verde, Galeria Ipê Center, quadra 96, lote 1 - Jardim Luz
MA
São Luís
Microlins Centro
Rua Oswaldo Cruz, nº 1238 - Centro
Microlins Monte Castelo
Avenida Getúlio Vargas, nº 01 - Monte Castelo
Microlins COHAMA
Avenida Jerônimo Albuquerque, nº 1.865 - Bequemão
Microlins COHAB
Avenida Jerônimo Albuquerque, quadra 4, lote 3 - COHAB Anil 3
MG
Belo Horizonte
Planet Lan House
Rua Ilacir pereira Lima, nº 215 - Silveira
MS
Campo Grande
CYBER 7
Rua 7 de setembro, nº 758 - Centro
MT
Cuiabá
Original Papelaria e Serviços
Avenida Mato Grosso, nº 280 - Araés
PA
Belém
Microlins Centro Somensi
Travessa São Pedro (atrás do Shopping Iguatemi), nº 406 - Batista Campos
Microlins Serzedelo Correa
Avenida Serzedelo Correa, nº 160 - Batista Campos
Microlins José Malcher
Avenida Governador José Malcher, nº 1274 - Nazaré
Microlins Umarizal
Avenida Alcindo Cacela, nº 829 - Umarizal
PB
João Pessoa
Microlins
Avenida Pedro II, nº 601 - Centro
Microlins
Avenida Epitácio Pessoa, nº 3.161 - Miramar
PE
Recife
Multilink
Rua do Futuro, 516 - Graças
PI
Teresina
Microlins
Avenida Frei Serafim 2.138 - Centro
PR
Curitiba
Microlins Portão
Avenida Presidente Kennedy, nº 4.070 - Água Verde
RJ
Rio de Janeiro
NETBOX
Avenida das Américas 700, bloco 08, loja 116e - Barra da Tijuca
Microlins Recreio
Avenida das Américas 16.691, sala 303, Cobertura
RN
Natal
Microlins Zona Norte
Avenida Bel Tomaz Landim, nº 4F (ao lado do Cosern) - Igapó
RO
Porto Velho
Microlins
Avenida Campos Sales, nº 2.283 - Centro
RR
Boa Vista
Power Lan House
Avenida Glaycon de Paiva, nº 401 - Centro
RS
Porto Alegre
Dragon Lan House
Rua Garibaldi, nº 944 - Independência
SC
Florianópolis
S.O.S Informatica
Rua Felipe Shimidt, 51, sala 201 - Centro
SE
Aracaju
Center net
Rua Calçadão João Pessoa, 64 - Centro
SP
São Paulo
Acessa São Paulo Metrô São Bento
Boulevard Metrô São Bento, loja 12 - Centro
Acessa São Paulo Metrô Sé
Praça da Sé, s/n - Centro, Saída Anita Garibaldi
Acessa São Paulo Poupatempo Sé
Praça do Carmo, s/nº - Centro
Acessa São Paulo Poupatempo Sé II - Secretaria da Fazenda
Avenida Rangel Pestana, nº 300, 1º andar - Centro
Acessa São Paulo SEADE
Avenida Casper Líbero, nº 478 Térreo - Luz
Acessa São Paulo SEADS
Rua Bela Cintra, nº 1.032 - Cerqueira César
TO
Palmas
Arena Lan House
Avenida JK, quadra 106 sul, nº 19, sala 2 - Setor Sul.


Ayenciosamente, Jornal Virtual.

São João da Capitá 2009

São João da Capitá 2009 Acontecerá nos dias 12 e 13 de junho a partir das 19 h.

PROGRAMAÇÃO
Na Sexta dia 12 No Sabado dia 13
  1. Calypso 1. Elba Ramalho
  2. Aviões do Forró 2. Calcinha Preta
  3. Forró do Muído 3. Magnificos
  4. Arreio de Ouro 4. Geraldinho Lins
  5. Mastruz com Leite 5. Garota Safada
  6. Cavaleiros de Forró 6. Saia Rodada

NA SALA DE REBOCO

Na Sexta dia 12 No Sabado dia 13

  1. Santana 1. Nando Cordel
  2. Genival Lacerda 2. Petrúcio Amorim
  3. Novinho da Paraíba 3. Nádia Maia
  4. Maciel Melo 4. Pra Namorar
  5. Dominguinhos 5. Almir Rouche
  6. Irah Caldeira 6. Savinho
  7. Rogério Rangel 7. Josildo Sá
  8. Cristina Amaral 8. Assisão
  9. Chá de Zabumba 9. Eliane
    10. Fabiana a Pimentinha do NE

11. Cezinha

Ingresso pista meia entrada para a sexta R$ 28,00

Inteira para a sexta R$ 56,00

Ingresso pista meia entrada para o sabado R$ 24,00

Inteira para o sabado R$ 48,00

Ingresso pista passaporte para os dois dias R$ 34,00

Camarote para a sexta R$ 44,00

Camarote para o sabado R$ 40,00

Camarote passaporte para os dois dias R$ 64,00

PREÇOS VALIDOS ATE O DIA 08/06/2009

Ingressos a venda na Casa Pio Calçados e no Chevrolet Hall

Concursos!

Prefeitura de Ipojuca.

27/05 ás 12:53 Ipojuca abre concurso nesta quarta-feira (27).
maiores informaçoes e Download do edital pode esta fazendo na senguinte página. http://www.folhadirigida.com.br/script/FdgDestaqueConcurso.asp?pStrLink=2,5,18,209125&IndSeguro=1