31 de mai. de 2009




RECIFE - PE

Uma das mais belas cidades do Brasil!



Recife é a cidade. O povo? Negros, índios, e uma pitada de europeus - a cidade foi colonizada por holandeses. No dia 12 de março de 1537, aqui se formou uma das mais lindas cidades, histórias e culturas neste dia nasceu o Recife. Atualmente cerca de mais 1.533.580 habitantes. O cenário? Varia de igrejas a feiras de artesanato, de grandiosos fortes a praias naturalmente exuberantes, de casarões a museus, o que faz com que o número de atrações seja enorme. O resultado de toda essa mistura? Um dos mais belos lugares do Brasil, com lindas praias, tradições interessantes, e acima de tudo muito som e alegria. O município recebeu o nome de Recife por conta de sua costa, que é toda preenchida e decorada com recifes de corais, mas também é conhecido como a "Veneza Brasileira".


Uma dica para começar bem a sua estadia em Recife é não deixar de lado um bom passeio pelas calmas praias cheias de corais. Comece pela praia de Boa Viagem. As águas são divididas, pelos recifes de corais e a coloração é incrivelmente bela.








Se você gosta de música e de dançar não deixe de cair na folia ao som do maracatu ou do frevo, duas danças carnavalescas regionais típicas do estado de Pernambuco. A Cidade assim também conhecida como “Capital do Frevo” onde a mesma leva milhares de foliões com o maior bloco carnavalesco do mundo “o Galo da madrugada” que ano após ano, faz da Grande Recife uma cidade pequena pra tantos foliões.


A culinária pernambucana teve influência indígena, africana e portuguesa. Esta mistura de tradições e culturas resultou em uma culinária rica de sabores, cores e perfumes.As tradições são muitas e sempre seguidas à risca. Na Semana Santa, por exemplo, não falta à mesa da família pernambucana o peixe ou camarão acompanhados de bredo, arroz e feijão cozidos no leite de coco.No São João as comidas de milho estão presentes na pamonha, canjica (no Sul do país conhecido como curau), bolo de milho. Mas não é só isso. Também não faltam na mesa junina os bolos de macaxeira, pé-de-moleque e o bolo Souza Leão

Bolo Pé-de-Moleque



A mistura de especiarias e castanhas com a massa da mandioca, resultou nesse bolo de sabor marcante, coloração escura e muito perfumado.


Ingredientes: 1kg de massa de mandioca 2 xícaras de açúcar 1/2 xícara de margarina em temperatura ambiente 4 ovos 2 xícaras de leite 150g de castanha de cajú 1 colher de chá de canela em pó 1 colher de chá de cravo em pó 1 colher de chá de erva doce 1 colher de sopa de café bem forte 1 colher d e chá de fermento 1 pitada de sal castanhas de cajú em metades par adecorar Misture a massa de mandioca com o leite de coco, o açúcar, a margarina e o café. Misture a canela, o cravo, a erva doce, as castanhas, o fermento e o sal. Junte à massa anterior. Bata as claras em neve, vá juntando as gemas uma a uma sem parar de bater e depois misture delicadamente à massa. Despeje em forma untada, decore com as metades de castanhas e leve ao forno médio cerca de 1h.


Recife também é rico no seu artesanato, onde o mesmo expressa sua própria cultura e seus valores em cerâmicas, couro, madeira, tapetes, rendas, palhas, e esculturas monumentais. Onde você pode encontrar todos esses artesanatos na Casa da cultura ou no Mercado São José.
Site da Prefeitura do Recife
www.recife.pe.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário